UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

pintagol (hibridos) e o ibama.

+2
chanes
bueno
6 participantes

Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por bueno Sáb 12 Jun 2010, 10:09 pm

caros amigos,
nesta semana, um veterinario e criador de canarios e tarins me falou que o ibama proibiu a criação de pintagol e se pegar é multa alta e problema na certa, duvidei e questionei como tem lojas em minha cidade vendendo pintagol, inclusive no centro da cidade, voces sabem desta informação.
abraços.
avatar
bueno
Membro

Idade : 57
Localização : Londrina - Pr -brasil

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por chanes Dom 13 Jun 2010, 5:49 pm

Bueno, isto é um grande boato que começou no Ibama paulista, por meio de funcionários que fazem parte dos radicais do Ibama e que estavam de conchavos com algumas ong's, estes que até enfim foram remanejados de suas funções. Bueno não existe nehuma portaria e tampouco uma instrução normativa do Ibama a esse respeito, primeiro que um hibrído não tem colocação como espécie única, segundo que não há estudos do Ibama que afirmem que tal prática seria uma degeração genética como eu próprio ouvi do sr. Miguel então chefe dos passariformes da Sup. do Ibama de São Paulo, e da própria boca dele ouvi que não havia estudos para que o Ibama pudesse ter embasamento científico e assim jurídico para tal proibição. Esta ocorrendo grandes mudanças no Ibama que enfim irão beneficiar os criadores, por isso para se criar pintagol, que tenha os Carduelis magellanicus e Carduelis yarrelli, devidamente anilhados pelo Sispass e os exóticos que não sejam de origem de tráfico. Não há que se preocupar, este boato corre de vez enquando em algumas regiões, sempre solto por funcionários irresponsáveis do Ibama, devendo sempre lembrar que o Memorando nº10 de 2009, proíbe funcionários do Ibama a emitir opiniões e informações que não são oficiais do orgão. Pode criar tranquilo, não há legislação que proíba tal prática.

Um grande abraço
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por Convidad Dom 13 Jun 2010, 6:35 pm

Fabio
Boa noite ... meu caro este boato ja vemdesde o ano passado pois um forenso de um outro forum ja havia espalhado a noticia que no sul do paìs em vistoria feita pelo IBAMA a um criador o reprendeu por estar cruzando o pintassilgo com a canario para fins é claro de obter pintagois..isto o que eu posso afirmar por ter lido no tal forum de canarios
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por FUNDADOR Dom 13 Jun 2010, 7:02 pm

amigos, creio que isso é mito.
mas se eles querem encontrar alguma coisa e não encontram....
ai é capaz de encarnarem no pintagol.
acho que a melhor maneira de se livrar disso em uma possivel visita dos agentes
é simplesmente dizer que são canarios....ou sera que eles sabem a diferença de um hibrido
para um canario? hahhaah, acho que não.

att.
FUNDADOR
FUNDADOR
ADMINISTRADOR GERAL
ADMINISTRADOR GERAL

Idade : 14
Localização : São José do Rio Preto
Masculino

http://canarilformosura.webnode.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por chanes Dom 13 Jun 2010, 7:18 pm

Sei deste fato Manuel, mas foi também no sul do Brasil que no final do ano, fiscais do Ibama, aprenderam e multaram um criador de diamante de gould por não ter notas fiscais de procedência, veja o diamante de gould é o Chloebia gouldiae, considerado pássaro doméstico pela Instrução Normativa IN93/98, do mesmo chefe de passariformes que ouvi que seria proibido (Note seria proibido, não disse é proibido), vi ele falar que iria apreender pássaros de um criador de São Paulo que estava lá, eram mais ou menos uns 50 pássaros da espécie Taeniopygia guttata, o simpático diamante mandarim, que também consta em tal lista da IN93/98 como espécie doméstica.

A estrutura do Ibama é muito precária, são biológos que não entendem nada de passariformes, veterinários que não tiveram competência em suas carreiras e tiveram a grande oportunidade de sua vida num concurso público e assim influenciados por ativista contra criadores.

Outra a falta de conhecimento técnico de seus funcionários é imensa, visto que os fiscais andam com um livro com fotos de pássaros, pois os mesmos não conhecem nada. Em uma fiscalização na casa de uma pessoa que tinha diversos pássaros de frutas, sem autorização, o fiscais pensaram que se tratavam de diamantes de gould, ainda um falou para o outro estes pássaros tem aos monte na loja perto de casa.

Para proibirem a criação e importação do Serinus moçambicus, canário de moçambique, houve sim um pequeno estudo, aonde mostra que este pássaro se solto em quantidades que possa formar colônias ele se torna um animal invasor, causando desiquilibrio e ainda ajudando a desaparecer espécies nativas do local aonde se fixar.

Agora com hibrídos que estudo há do Ibama para ter tal proibição? Nenhum!!
Esta prática acontece há mais de cem anos no Brasil e há muito mais na Europa. O hibrído pode ser uma ameça a espécies nativas se escapar da gaiola? A degeneração genética num hibrído? Há apenas a esterilidade na maioria destes, de resto desconheço qualquer degeneração genética neste pássaro.

Há inúmeros argumentos e fatos que mostram erros, desacertos, má vontade, falta de capacidade e experiência, muito bláblábláde funcionários e muito mais, dentro do Ibama. E a maioria dos presidentes de Federações ainda tentam se acertar com este orgão, sei das mudanças, mas Manuel estou como você nesta, pagando pra ver!!!

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por bueno Seg 14 Jun 2010, 6:21 pm

amigos,

obrigado pelas informações,
abraços.
avatar
bueno
Membro

Idade : 57
Localização : Londrina - Pr -brasil

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Exóticos

Mensagem por Marcelo Ter 22 Jun 2010, 5:27 pm

Olá Chanes

Você sabe me dizer se nas alterações previstas nas instruções do IBAMA os Carduelis exóticos passarão a ser considerados domésticos ?

Aguardo
Marcelo
Marcelo
Marcelo
Membro

Idade : 52
Localização : Charqueada
Masculino

http://www.criadourocarduelis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por chanes Ter 22 Jun 2010, 6:25 pm

Marcelo, isto não é possível ainda de prever, mas já o fato de o Ibama querer rever a Instrução Normativa 169, que vetava a formação de novos criadouros comerciais e formava a lista de fauna que se podia criar em cativeiro, já é um começo.

Com a recente abertura das importações de aves de gaiolas, ainda não divulgada pelo Ministério da Agricultura, mais a pressão que vários criadores de exóticos tem feito junto ao orgão, creio que tudo se caminha para como era antes da IN 93/98, aonde o Ibama só podia (e mesmo hoje se levada a lei federal a fundo ele não poderia se intrometer nos exóticos) fiscalizar os silvestres nativos, e os exóticos eram todos liberados para criação e comercialização.

Agora precisamos ficar atentos com as regras que poderão ser colocadas para pássaros na lista do Anexo I do CITES, que tem como um pássaro muito criado por nós o tarin. Falo isso pois, eles, o Ibama tem como hábito lançar normativas e portarias nas escusas e quando sabemos o prazo de alguma regularização já se expirou, para que possamos nos adequar a legislação destes no anexo.

Mas Marcelo pode-se ficar tranquilo que procuro acompanhar de perto estas mudanças e assim que forem surgindos eu estarei aqui informandos a todos os amigos foristas.

Abraços e bom friozão aí em Charqueada.
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Exóticos

Mensagem por Marcelo Ter 22 Jun 2010, 6:47 pm

Valeu Fábio

Quais Carduelis você cria ?

Marcelo
Marcelo
Marcelo
Membro

Idade : 52
Localização : Charqueada
Masculino

http://www.criadourocarduelis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por chanes Ter 22 Jun 2010, 7:01 pm

Tenho hoje comigo os Carduelis carduelis major, Carduelis cucullata, Carduelis magellanicus icterius, Carduelis magellanicus alleni, mas já tive experiências com os Carduelis yarrelli, Carduelis atrata e Carduelis chloris, sendo que os yarrelli e chloris, deixei de tê-los este mês que passou o primeiro por óbitos e o segundo por opção mesmo, é um pássaro muito difícil para mercado pelo fato de ser desconhecido e seu canto (apesar de eu apreciar) não ser tão melodioso como dos outros Carduelis.

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Carduelis

Mensagem por Marcelo Qua 23 Jun 2010, 11:01 am

Eu crio somente Carduelis:

Carduelis m. icterica (plumagem normal), Carduelis m. icterica (mutação - diluído), Carduelis m. icterica (mutação - dupla diluição), Carduelis m. alleni, Carduelis cucullata (ancestral), Carduelis cucullata (mutação - diluído), Carduelis carduelis, Carduelis yarellii.
Para 2011 pretendemos introduzir no plantel o Carduelis xanthogastra, Carduelis psaltria e talvez o Carduelis atrata.

O site do nosso criadouro está em construção (www.criadourocarduelis.com.br), em breve divulgarei aqui no fórum.

Abraço
Marcelo
Marcelo
Marcelo
Membro

Idade : 52
Localização : Charqueada
Masculino

http://www.criadourocarduelis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por Convidad Qua 23 Jun 2010, 7:16 pm

Srs,
sou totalmente leigo quando ouço falar de diluidos, mutação, etc.
Poderiam então me explicar como sabemos que a ave é duplo-diluido, se possível até com algumas fotos ilustrando os casos, de qualquer ave.
Abraços
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por chanes Qua 23 Jun 2010, 7:44 pm

Bah.... Marcelo belo plantel, principalmente dos magellanicus icterius diluídos e mutação, por aqui está difícil achar destes, tenho um magellanicus icterius, que chamamos de malacá, tem o capuz todo cheio de manchas amarelas e intensas, na verdade é uma mutação, agora eu precisava era achar uma fêmea portadora, destas eu só tenho do cucullata. Por incrível que pareça nestes anos observando pintassilgos de várias regiões, tenho notado que os da região de Ponta Grossa e também os do norte do Paraná tem uma proporção maior nos bandos de indíviduos portadores de mutação.

Agora outro fator que noto e me corrija Marcelo se eu estiver errado, noto que apenas nos magellanicus icterius se tem a diluição e mutação, nos magellanicus alleni eu nunca vi ou deve ser rarissímo.

Por aqui, fiquei sabendo de um rapaz em São Paulo que tem os topázios e os inos, mas até agora não descobri seu endereço.

Um grande abraço
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Mutações

Mensagem por Marcelo Qui 24 Jun 2010, 12:10 pm

Peruzzo

As diluições são mutações onde há diluição da melanina (penas pretas), onde houve cruzamentos com outras espécies e cruzamentos posteriores com raça pura até conseguir pássaros puros com a mutação desejada, semelhante à introdução do fator vermelho nos canários.
O diluído possui penas cinzas no lugar das pretas e a dupla diluição possui somente penas amarelas (sem nenhuma melanina) no corpo todo.
Em breve nosso site estará ativo e teremos lá muitas fotos, de todas as espécies que criamos, inclusive das mutações. Quando o site for habilitado divulgarei aqui no forum.

Abraço
Marcelo - CRIADOURO CARDUELIS
Marcelo
Marcelo
Membro

Idade : 52
Localização : Charqueada
Masculino

http://www.criadourocarduelis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Mutações

Mensagem por Marcelo Qui 24 Jun 2010, 12:19 pm

Fábio

Não existem mutações do alleni porque os trabalhos de introdução das mutações começaram com os icterica; por serem mais fáceis de encontrar do que os alleni, que tem uma população menor somente em Tocantins, Goiás e sul do Piauí. Também por serem em menor número tem muito menor probabilidade de mutações na natureza.

Marcelo - CRIADOURO CARDUELIS
Marcelo
Marcelo
Membro

Idade : 52
Localização : Charqueada
Masculino

http://www.criadourocarduelis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por chanes Qui 24 Jun 2010, 3:20 pm

Valeu Marcelo, a respeito dos alleni, estou investigando uma coisa e logo colocarei aqui para os amigos, tenho visto bandos vindos do Paraná, com as mesmas marcações de asas, capuz bem menor, individuos menores e mais amarelos, posso estar errado, mas deixa eu averiguar melhor, mas os que vi eram alleni, o que seria uma surpresa.

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por Silvio do Monte Qua 14 Mar 2012, 4:40 pm

Pessoal, boa tarde!

revivendo esse tópico, fiquem na dúvida. Alguém poderia informar como ficou a criação de tarin com relação ao sispass? é obrigado ter o cadastro para compra/criação dos mesmos?

Abraço

Silvio do Monte
Silvio do Monte
Silvio do Monte
Membro

Idade : 42
Localização : Recife
Masculino

http://criadourolosmontes.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por Ogg Qua 14 Mar 2012, 6:00 pm

Companheiros, alguns anos atrás, falei com a responsável pelo Ibama em Curitiba e perguntei onde estaria escrito na instrução normativa ou coisa parecida na época, que proibia a criação de pintagol e por quê?
Foi respondido que não consta especificamente em lugar algum sobre o pintagol, mas é proibido em função da proteção do patrimonio genético da nossa fauna e flora e assim fica proibido a criação de pintagol que é um híbrido do pintassilgo.
Ogg
Ogg
Membro

Idade : 62
Localização : Almirante Tamandare
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por chanes Qua 14 Mar 2012, 8:20 pm

Olá Nação,


A última IN dos silvestres foi enfática na proibição da hibridação, apesar de ser questionável pela forma que foi redigida, hoje sabemos que não vale a pena tentar hibridar mais com pintassilgos silvestres nativos!

Com relação aos tarins, a primeira IN, a IN03 colocou-o no Anexo C, aonde se poderia ser criado, tendo apenas que pedir uma autorização ao IBama, na última IN18 que é um complemento da IN03, ela passa a determinar que a criação dos pássaros do Anexo C seria somente por criadouros comerciais, porém ter o tarin em posse é permitido sem problemas algum, bastanto no prazo de novembro de 2012, ter comunicado o IBama destes, porém nada de ser aberto o cadastro de criadores de exóticos pelo Ibama, mas se possuirem tarins com notas fiscais, nada impede que os reproduza, pois no site da ABRASE consta lá um estudo juridico a respeito do assunto!

O que eu tenho como opinião pessoal é que até lá muitas águas irão rolar debaixo da ponte, por isso não espantaria se a FOB modificar tudo isto ou o IBama pular fora!

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

pintagol (hibridos) e o ibama. Empty Re: pintagol (hibridos) e o ibama.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos