UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

4 participantes

Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por chanes Ter 28 Ago 2012, 10:28 pm

Olá Nação,


Muito se comenta e se propaga a respeito desta técnica então vamos mais uma vez a este assunto para comentar a respeito do que é na verdade o que diz a legislação,

A Instrução Normativa nº10 de 20 de setembro de 2011, editada pelo Ibama proíbe a hibridação:

Art. 37 - É proibido o cruzamento ou manipulação genética para criação de híbridos interespecíficos.

Vejam que ela fala neste artigo a respeito disto até de forma questionável, porém o que eu quero mostrar aos amigos aqui é que esta Instrução Normativa nº10 de 20 de setembro de 2011 é especificamente apenas para pássaros de fauna silvestre nativa e de rota migratória

Observem o Cápitulo 1 e seu primeiro paragráfo:

Art. 1º - O manejo de passeriformes da fauna silvestre brasileira será coordenado pelo Instituto
Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, para todas as
etapas relativas às atividades de criação, reprodução, comercialização, manutenção,
treinamento, exposição, transporte, transferências, aquisição, guarda, depósito, utilização e
realização de torneios.

Aqui ficou compreendido que é apenas com relação há o quê?

Fauna silvestre nativa!

Agora e os pássaros de fauna exótica?

As Instruções Normativas nº03 de 01 de abril de 2011, a primeira complementar nº16 de 28 de dezembro de 2011, revogada pela Instrução Normativa também complementar de nº18 de 30 de dezembro de 2011 e a Instrução Normativa também complementar nº01 de 13 de janeiro de 2012, em hipótese alguma faz quaisquer referência a este tipo de manejo e reprodução, não tendo em qualquer um de seus capítulos e parágrafos alguma referência a respeito de híbridos sejam eles de qualquer especificação!


Temos que entender que, o Ibama é um orgão aonde se tem diversos setores, o Sispass por exemplo que cuida dos amadorista não se envolve com Instruções Normativas ou Portarias que envolvam o Sisfauna outra parte do Ibama que envolve os comerciais, zoológicos, criadouros conservacionistas e criadouros científicos, no caso se fosse hoje o Ibama abrir algo para os criadores de exóticos provavelmente seria o Sisexóticos, com regulamentação própria! Semanalmente são editadas portarias e instruções normativas do Ibama, a respeito do uso de moto serra, a respeito de uso sustentável do solo, de utilização e manejo de material tóxico, a respeito de peixes ornamentais e outros, nunca uma Portaria ou Instrução Normativa pode de cada categoria ser misturada com a outra ou completar a outra!!


Notem, quando há necessidade de complementação o Ibama edita a nova IN e ainda informa que esta é complementar a tal IN x!

Aqui se mata a questão, criar híbridos de pássaros exóticos não há proibição oficial ou editada, utilizar silvestres para hibridação seja entre eles, seja com canários ou outros exóticos há sim uma proibição!!

Esta claro, basta ler as Instruções Normativas todas da cabeça ao pé!

Outro ponto muito interessante é saber interpretar que tipo de híbridos se faz, quais os as modalidades de hibridação que se tem, e agora irei mostrar aos amigos algumas!

Híbrido vem do latim hybrida, hibridação é o nascimento de um individuo de cruzamento entre exemplares de espécies diferentes, híbridos não possuem nomes científicos ou gêneros!!

Híbridos interespecíficos como é relatado na Instrução Normativa do Ibama nº10 são aqueles que são obtidos de cruzamentos entre duas espécies diferentes e são do mesmo gênero. Exemplo: Curió x Patativa, Pintassilgos Pinheirinho x Pintassilgo Baianinho. Estes seriam um cruzamento interespecífico agora poderia ser compreendido também com um cruzamento interespecífico um cruzamento por exemplo de um Carduelis magellanicusnx Carduelis carduelis, por quê??? Por que estaria se usando pássaros de fauna silvestre nativa que esta sob regulamentação da Instrução Normativa nº10 que no art. 37 desta, faz menção a proibição deste cruzamento!!

Híbridos intergenéricos, são híbridos obtidos de cruzamento de dois gêneros diferentes, um exemplo bem simples, Carduelis cucullata (tarin) x Serinus canaria (canário) este é um cruzamento que não há proibição pelo fato de os dois estarem sob regulamentação de Instruções Normativas específicas a sua categoria, vejam os tarins estariam sob as INs 03/2011 e a complementar 18/2011 e os canários sob a Portaria do Ibama 93/98 e pela Instrução Normativa complementar nº01 de 2012 ( complementar a Instrução Normativa 18 que informava que os pássaros do Anexo da Portaria 93/98 seriam também de controle do Ibama e a IN 01 desfaz isto e os coloca novamente na categoria de domésticos sem controle do Ibama). E nestas Instruções Normativas não se faz qualquer referência a hibridação sendo ou não proibida!

Híbridos intraespecíficos e coespecíficos, são híbridos gerados de cruzamento de exemplares de pertencentes a subespécies diferentes, um exemplo seriam por exemplo: Carduelis magellanicus icterius x Carduelis magellanicus alleni, Carduelis magellanicus icterius x Carduelis magellanicus longirostris, Carduelis carduelis parva x Carduelis carduelis major e assim por diante!
Esta última forma de hibridação no caso dos silvestres nativos fica complicado explicar, primeiro por que o próprio Ibama não faz diferenciação em sua classificação dos pássaros por subespécies, para ele por exemplo, os Sicalis flaveola brasiliensis e o mesmo que o Sicalis flaveola peruana, o Carduelis magellanicus icterius é a mesmo que o Carduelis magellanicus alleni, sendo que por não ter o próprio orgão esta especificação de subespécies nos seus sistemas que este tipo de hibridação não entra no art.37 da Instrução Normativa 10, sendo que para o Ibama um canário da terra peruano ou colombiano é o mesmo que o canário da terra do brasileiro, que os pintassilgos goianinhos e os pinheiros são os mesmos, então não há legislação que proíba tais cruzamentos!!

Agora amigos do Nação, deixo a vocês ao lerem estas informações a conclusão própria a minha eu tenho que não há nenhuma proibição de hibridação de pássaros exóticos!!!

Abraços

Fonte de pesquisa: site do Ibama, site ComexData, Instruções Normativas do Ibama acimas citadas, obra "Los Híbridos, técnica, cría, genética e biología" do italiano hibridista Massimo Natale e do fotográfo especializado em pássaros Leone Giuliano Pidalá, textos de Giorgio Basseggio, ornitólogo, biólogo e hibridista italiano.
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Edward Xavier Ter 28 Ago 2012, 10:59 pm

Boa noite Chanes !

Muito boa a sua explicação, acredito que a maioria já leu, pelo menos os resumos das ins, concordo com tudo que vc digitou, o que pode e o que não pode, mas no que pode, ainda falta denominar as categorias, mesmo os hibridos de exóticos x domésticos, não terem nem uma lei que os proiba criarem, exista ainda a falta da categoria, onde os mesmos se encaixariam.

Abraços!!
Edward Xavier
Edward Xavier
Membro

Idade : 63
Localização : Americana
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por chanes Ter 28 Ago 2012, 11:19 pm

Olá Edward,


Híbridos jamais terão categoria, veja o que ocorreu com a suinocultura, apesar de termos várias raças de suínos hoje as grande empresas pecuárias do rama trabalham com genética e que cada uma passa ter um nome, não se fala em raça e sim o nome da genética (que leva o nome da empresa que fez a hibridação das raças), no caso estas genéticas são uma grande misturas de raça que fixaram um suíno de melhor desenvoltura para o que foram criados!

No caso da criação de gado, hoje há diversas misturas de raças entres os B.taurus, B.indicus, B.grunies, falando mais claro há vários híbridos entre zebuínos, taurinos e bubalinos, já se tem marca até destas genéticas como o Composto Montana, um aprimoramento genético de diversas raças que se chegou há um gado mais precoce em engorda, rústico e carne com gordura marmorizada!!

Híbridos jamais terão nomeclatura científica própria, são chamados apenas de F1s, F2s e assim por diante e no caso dos retrocruzamentos os exemplares destes são R1s, R2s e assim por diante, lembrando que a partir do R4 teremos novamente a pureza da raça a qual foi utilizada na hibridação e novamente utilizada nos retrocruzamentos!!

Não só há hibridação nestes casos acima citado, com em plantas agrícolas, plantas ornamentais, orquídeas, camelos, alpacas, lhamas, vicunha e outros!!

Híbridos é simplesmente compreendido como o significado da palavra em latim deste, de um exemplar que é fruto de um cruzamento de espécies diferentes!!

Começou-se pela curiosidade do homem, depois com estudos verificou-se que poderiam trazer algum melhoramento genético, fosse no caso da pecuária, da agricultura e na ornitologia esportiva!!

Veja e procure a nomeclatura científica para a mula e o burro por exemplo, vê se tu achas algo, uma hibridação muito comum, que visa apenas o vigor físico que estes híbridos tem!!!

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Edward Xavier Ter 28 Ago 2012, 11:29 pm

Entendi, até pq a partir do momento que vc continua cruzando fazendo os R´s, por ex: F1 de tarim x canaria , o R1 já se parece com canario, para um leigo é um canario!

Mais ou menos isso!!

Se eu disser para vc:Chanes eu tenho dez tarins !

Eu ti disse que tenho 10 tarins, mas eu não especifiquei, quando sabemos que existe uma separação, ancestral, diluido...e assim vai...

Abraços!!
Edward Xavier
Edward Xavier
Membro

Idade : 63
Localização : Americana
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Edward Xavier Ter 28 Ago 2012, 11:51 pm

Agora se for analisar, para mim hoje a hibridação é mais legal que a criação pura, pois criando exóticos x domesticos, não tem nenhuma lei que me proiba, agora se eu for criar uma raça pura venezuelano x venezuelano, poderiam dizer que eu só posso manter, não criar!

Abraços!!
Edward Xavier
Edward Xavier
Membro

Idade : 63
Localização : Americana
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Edward Xavier Qua 29 Ago 2012, 12:35 pm

Andei tirando umas fotos dos meus passaros para comparação, mas não sairam boas, eles não param...rsrsrsrs

Apenas para explicar, que para quem não sabe a origem, é fácil confundir, mas vou contar uma história, acontecida semana passada aqui na minha cidade :

Estava em uma avicultura olhando os passarinhos, e entrou um senhor, olhou dois passaros pintados em uma gaiola, e perguntou para o dono da avicultura, quanto custa aqueles dois passarinhos, o homem retrucou, é 10 reais cada um, mas eu não sei se canta, o homem disse vou levar, achei muito bonito!

Resumindo: Os dois passaros que o homem levou, eram duas femeas de pintassilgo venezuelano com canaria.

Então, se a pessoa não for honesta, fica dificil reconhecer a primeira vista!

Abraços!!
Edward Xavier
Edward Xavier
Membro

Idade : 63
Localização : Americana
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Edward Xavier Qua 29 Ago 2012, 1:18 pm

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Scaled.php?server=809&filename=dscn0071q

Filhote R1- Filho de f1 de tarin x

com canaria amarela nevada-passaria por um filhote de canario srd



HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Scaled.php?server=687&filename=dscn0072vh



Filhote R1-passaria por um canario srd

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Scaled.php?server=803&filename=dscn0074h

f1- passaria por um canario cobre

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Scaled.php?server=211&filename=dscn0078m

E eese filhote de f1 cabeça preta x canaria opalina

Não deu para fazer o que eu queria, não sei fotografar, nem consegui focalizar os outros!!

Abraços!!
Edward Xavier
Edward Xavier
Membro

Idade : 63
Localização : Americana
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Decio Junior Qua 29 Ago 2012, 4:41 pm

FABIO,

VOCE SABE QUE EU DIVIDO COM VOCE A MESMA OPINIÃO SOBRE OS HIBRIDOS,MAS ENTENDI O QUE O EDWARD FALOU,NÃO EXISTE NENHUMA INSTRUÇÃO NORMATIVA QUE MENCIONE OS HIBRIDOS,NEM A DE DOMESTICOS,NEM A DE EXOTICOS OU SEJA ELE NÃO EXISTEM PERANTE O IBAMA,ACREDITO QUE A FOB PODERIA SE MANISFESTAR E DAR UM PARECER SOBRE A CRIAÇÃO DE HIBRIDOS DE EXOTICOS OU ATÉ MESMO,QUE SERIA MAIS INTERESSANTE,RESERVAR UM ESPAÇO NOS CAMPEONATOS EM ITATIBA PARA A EXPOSIÇÃO DE HIBRIDOS,ISSO ATRAIRIA MUITA GENTE QUE GOSTA DO FAMOSO PINTAGOL,QUE HOJE ESTA "PROIBIDO",E OS F1 DE EXOTICOS SUBSTITUIRIAM OS MESMOS,TENHO CERTEZA QUE HAVERIA UMA BOA DEMANDA DESSAS AVES.

MAS COMO VOCE DISSE,NÃO HÁ NENHUM PARAGRAFO NA IN DE EXOTICOS QUE FALE SOBRE A PROIBIÇÃO DE HIBRIDOS,COM UMA MANISFETAÇÃO DA FOB CRIARIAMOS COM MAIS TRANQUILIDADE,MEMSO PORQUE ESSES HIBRIDOS ESTÃO SENDO ANILHADOS COM ANILHAS FOB.

QUEM SABE ELES POSSAM NOS APOIAR NISSO E TRAZER MAIS CERTEZA SOBRE NOSSAS INTERPRETAÇÕES DAS INs.

BOM ARTIGO!!

ABRAÇO



DECIO
Decio Junior
Decio Junior
Membro

Idade : 59
Localização : SANTOS
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por chanes Qua 29 Ago 2012, 9:02 pm

Olá Décio,


Esta é uma revindicação que venho fazendo, híbridos são apenas híbridos, não tendo nada de silvestres no cruzamento, não haveria nada de ilegal!

O campeonato de híbridos há na Europa, na Argentina, no Uruguay e em quase todos os países filiados ao COM apenas o Brasil hoje não o possui, o Ibama apenas comentar ser contra é uma coisa, estar na INs que falam dos exóticos e domésticos é outra!

O bom destes torneios que tanto o híbrido macho, como híbrido fêmea concorrem em categorias distintas, temos vários juízes brasileiros que estão aptos a julgarem estes, o Bóris Cicuto não sei se o é, mas é um dos mais entusiastas do hibridismo!!!

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Decio Junior Qua 29 Ago 2012, 10:46 pm

FABIO,

OS PRIMEIROS HIBRIDOS DIFERENTES QUE EU VI,FORAM NA CASA DO BORIS CICUTO,ELE REALMENTE GOSTAVA MUITO DE CRIA-LOS,TINHA ATÉ CANARIO TIPIO ACASALADO COM CANARIA,ACREDITO QUE ELE PODERIA AJUDAR DENTRO DA FOB A INCENTIVAR A CRIAÇÃO E TORNEIOS DE HIBRIDOS.

A FOB COMO SENDO ENTIDADE MAIOR EM ORNITOLOGIA DEVERIA AO MENOS SE POSICIONAR EM RELAÇÃO A CRIAÇÃO DOS HIBRIDOS,ISSO DARIA UMA GRANDE FORÇA A ESSA CATEGORIA DE AVES QUE TANTA GENTE APRECIA.

ABRAÇO



DECIO
Decio Junior
Decio Junior
Membro

Idade : 59
Localização : SANTOS
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Edward Xavier Qua 29 Ago 2012, 10:53 pm

A criação de hibridos não é reconhecido pelo Ibama nem pela Fob, mas sempre houve esse tipo de criação, não sei quantos anos a Fob tem, mas isso é bem antes dela, ainda menino, lembro que meu avo tinha uns pintagol, isso já faz 40 anos!!



Abraços!!
Edward Xavier
Edward Xavier
Membro

Idade : 63
Localização : Americana
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Decio Junior Qua 29 Ago 2012, 11:02 pm

EDWARD,

EU ERA SOCIO DA UCRB,E NA ÉPOCA TINHA NO CAMPEONATO DO CLUBE A CATEGORIA DE HIBRIDOS,ERA COMUM VER PINTAGOL,F1 DE BIGODINHO AFRICANO E ATÉ HIBRIDOS DE DON FAFE,QUE É UMA AVE MARAVILHOSA E SE EU PUDESSE ESCOLHER HOJE UMA AVE PARA AUMENTAR MEU PLANTEL ,SERIA O DON FAFE.

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? 2Q==

ABRAÇO



DECIO
Decio Junior
Decio Junior
Membro

Idade : 59
Localização : SANTOS
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por chanes Qua 29 Ago 2012, 11:06 pm

Olá Edward,


Nos campeonatos brasileiros há anos atrás havia o torneio de híbridos, a FOB os reconhece sim tanto que se ler o Anuário de 2012, verás que lá há esta categoria com código e tudo!!

O campeonato era um dos mais esperados e motivadores de acordo com o próprio Bóris, agora eu que tive a oportunidade de estar nos brasileiros que ocorriam na Parque da Água Branca, pude ver este expostos e também em um mundial quando guri em São Paulo que fui com meu pai, vi sim lá os híbridos, já nesta época já se tinha os de tarins e isto me chamava a atenção pelo vermelho intenso e as manchas negras de alguns na cabeça!!!

Vejam o que eu quis mostrar aqui é o primeiro que criem seus híbridos de exóticos sem qualquer medo, sem qualquer preocupação, sem qualquer receio, a partir do momento que tivermos muitos criadores fazendo isto, será muito fácil ter reaberto o torneio de híbridos novamente!!

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Edward Xavier Qua 29 Ago 2012, 11:09 pm

Então tive vendo, a Fob é de 1979, eita nessa época eu tinha 18 anos (que sardade)

é um bonito passaro Décio!!

Abraço!!
Edward Xavier
Edward Xavier
Membro

Idade : 63
Localização : Americana
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Edward Xavier Qua 29 Ago 2012, 11:11 pm

Então Chanes !

Muito bom saber que existe uma historia dessa !

Abraços!
Edward Xavier
Edward Xavier
Membro

Idade : 63
Localização : Americana
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por kassiopazzetto Qua 29 Ago 2012, 11:14 pm

ola pessoal
nao entendo muito nem de canario quem déra hibridos
mais sonho em tirar pintagol igual este do avatar do decio
alguem sabe me dizer qual seria o melhor pintassilgo e qual canaria
para tentar conseguir filhotes assim

desde ja obrigado
kassiopazzetto
kassiopazzetto
Membro

Idade : 36
Localização : blumenau
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por chanes Qua 29 Ago 2012, 11:27 pm

Olá Kassio,


Negrito da bolivia x canária cinza dominante!!!

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Decio Junior Qua 29 Ago 2012, 11:51 pm

É ISSO AI FABIÃO....SÓ COM NEGRITO PARA SAIR ASSIM COM ESSA MARCAÇÃO...

ABRAÇOS



DECIO
Decio Junior
Decio Junior
Membro

Idade : 59
Localização : SANTOS
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por kassiopazzetto Qui 30 Ago 2012, 8:53 am

valeu chanes e decio
o problema e que nao acho ninguem aqui na regiao que tenha o negrito.
mais vou procurar até conseguir um,sera que da um bom cantor ou é mais por beleza.
já me falaram em pintassilgo pinherinho com canaria branca sairia pelo menos parecido sera.



obrigado
kassiopazzetto
kassiopazzetto
Membro

Idade : 36
Localização : blumenau
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Decio Junior Qui 30 Ago 2012, 8:57 am

SAIRIA PARECIDO MAS SEM A CABEÇA TÃO MARCADA,APENAS ESCURA E NÃO PRETA.

ABRAÇO



DECIO
Decio Junior
Decio Junior
Membro

Idade : 59
Localização : SANTOS
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por kassiopazzetto Qui 30 Ago 2012, 9:20 am

vlw decio
entao vou tentar consequir um negrito nem que so para a proxima temporada
afinal a presa é inimiga da perfeiçao.

kassiopazzetto
kassiopazzetto
Membro

Idade : 36
Localização : blumenau
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por chanes Ter 04 Set 2012, 2:10 pm

Olá Nação,


Só para ilustrar como uma Instrução Normativa não completa a outra conforme alguns informam, por favor me mostre aonde a Instrução Normativa nº08 do Ibama de 03.09.2012, ajudaria ou completaria qualquer Instruções Normativas 03, 18, 10 e 01????

Aqui fica bem claro quando comento que cada setor ou categoria é regido por Instruções Normativas diferentes e exclusivas!!!
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE? Empty Re: HIBRIDAÇÃO, QUAL A VERDADE?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos