UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cruzamentos e Descêndencia

+2
FUNDADOR
Zé dos Pássaros
6 participantes

Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Zé dos Pássaros Qua 14 Jul 2010, 5:27 am

Boas meus amigo ,aqui colocaremos os pais e os ... ... ... filhos .
Desta forma lá vamos sabendo o que provavelmente pode sair ,ora vejam ;
Cruzamentos  e Descêndencia  IMG_0826
Reparem na gravatinha do pintas ,bonito pássaro
A canária é Albina ou seja;Absoluta ausência dos pigmentos melânico e lipocromo devem ser canários brancos de olhos vermelhos que é o caso
Deste cruzamento saiu;
Cruzamentos  e Descêndencia  IMG_0011
Cruzamentos  e Descêndencia  IMG_0010
Cruzamentos  e Descêndencia  IMG_0008
Cruzamentos  e Descêndencia  IMG_0009
Rapaziada convinha que colocassem fotos de pais e filhos ,pra assim termos mais amplitude no assunto
Obrigado e força .
Zé dos Pássaros
Zé dos Pássaros
Membro

Idade : 58
Localização : Lisboa \ Portugal
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por FUNDADOR Qua 14 Jul 2010, 7:48 pm

legal amigo zé.

aqui esta a mãe e o pai
Cruzamentos  e Descêndencia  Pintag10


e aqui o pai e o filho ainda filhote
Cruzamentos  e Descêndencia  Pintag11
FUNDADOR
FUNDADOR
ADMINISTRADOR GERAL
ADMINISTRADOR GERAL

Idade : 14
Localização : São José do Rio Preto
Masculino

http://canarilformosura.webnode.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por chanes Qua 14 Jul 2010, 8:03 pm

Zé alguns destes tem chances de terem as mascaras vermelhas?? O Pintado é muito bonito.

BENTo, notou as asas do mestiço, são as mesmas de um pintassilgo novo, ele tem até as mesmas marcações, além de já ter bem fraco um capuz, vai ficar o quiá este pintagol, parabéns
Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Criadouro Pena de Prata Qui 15 Jul 2010, 2:24 pm

Neste fim de semana irei tentar pegar o celular de minha esposa emprestado pra tirar umas fotos dos meus. É pena que a foto não saia muito boa, mas é o que posso fazer! ;)
avatar
Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 45
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Leal Qui 15 Jul 2010, 11:33 pm

Que pássaro é este pintado da primeira foto?
Grato
Leal
avatar
Leal
Novo

Idade : 56
Localização : Miguel Calmon - BAHIA
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Convidad Qui 15 Jul 2010, 11:53 pm

Leal escreveu:Que pássaro é este pintado da primeira foto?
Grato
Leal

Leal
trata-se de um Carduelis carduelis mais conhecido por pintassilgo portugues

Cruzamentos  e Descêndencia  1677C8_1 Cruzamentos  e Descêndencia  1835D1_1 Cruzamentos  e Descêndencia  5232774-lgaqui vc tem mais umas fotos
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Zé dos Pássaros Sáb 17 Jul 2010, 8:06 pm

Tou convencido que o híbrido do pintassilgo esse se gravata ,vai sair com cabeça vermelha ou alaranjada ,mas pode até ser que não .depende .
Quanto ao híbrido do Bento faz lembrar muito o híbrido de Lugre com Lizard ,quando mudar vai ficar bem bonito .
Zé dos Pássaros
Zé dos Pássaros
Membro

Idade : 58
Localização : Lisboa \ Portugal
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Convidad Sáb 17 Jul 2010, 8:16 pm

Bento coloca ai uma foto do hibrido com a muda Feita, Cruzamentos  e Descêndencia  38963
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por FUNDADOR Sáb 17 Jul 2010, 8:23 pm

FILIPE ROSA escreveu:Bento coloca ai uma foto do hibrido com a muda Feita, Cruzamentos  e Descêndencia  38963

ai esta amigo filipe

Cruzamentos  e Descêndencia  Moz-screenshot-3Cruzamentos  e Descêndencia  Moz-screenshot-4Cruzamentos  e Descêndencia  Hibrid11

Cruzamentos  e Descêndencia  Hibrid12

Cruzamentos  e Descêndencia  Hibrid13
FUNDADOR
FUNDADOR
ADMINISTRADOR GERAL
ADMINISTRADOR GERAL

Idade : 14
Localização : São José do Rio Preto
Masculino

http://canarilformosura.webnode.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Convidad Sáb 17 Jul 2010, 9:00 pm

BENTO escreveu:
FILIPE ROSA escreveu:Bento coloca ai uma foto do hibrido com a muda Feita, Cruzamentos  e Descêndencia  38963

ai esta amigo filipe

Cruzamentos  e Descêndencia  Moz-screenshot-3Cruzamentos  e Descêndencia  Moz-screenshot-4Cruzamentos  e Descêndencia  Hibrid11

Cruzamentos  e Descêndencia  Hibrid12

Cruzamentos  e Descêndencia  Hibrid13

Bento e um macho . se sim porque , não apanhou a cor preta na cabeça como o pai , ?
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por chanes Sáb 17 Jul 2010, 10:07 pm

Filipe os hibridos do magellanicus levam em média de 3 a 5 anos para ficarem com a cabeça preta, mesmo assim não tão forte como o pai, este do Bento irá com certeza ficar com a máscara, ainda mais que tem marcas nas asas, abdómen amarelado, iguais ao do pintassilgo.

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por chanes Sáb 17 Jul 2010, 10:17 pm

Não tenho os pais, pois o pai morreu e a mãe já não está mais aqui, ela tem 2 anos de idade, e pretendo criar com ela este ano, no final da temporada passada de criação ela pedia trato para os machos que eu encostava na sua gaiola.

Ela é fruto do cruzamento de um Carduelis yarrelli (Baianinho) com uma canária amarela nevada.




Cruzamentos  e Descêndencia  Imagem144

Acho que ela se parece demais com uma fêmea de pintassilgo




Cruzamentos  e Descêndencia  Imagem145g








Cruzamentos  e Descêndencia  Imagem146m

Tenho uma teoria, que os híbridos que são demasiadamente parecidos com um dos pais, tem grandes chances de criar, acho que a infertilidade esta mais presente nos híbridos que ficam mais para metade de cada. Como esta é bem mais para os pintassilgos tenho muita esperança que crie, e vou cruzá-la com um tarin.

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Convidad Sáb 17 Jul 2010, 10:35 pm

É Fabio,
certos cruzamentos só saberemos se é viável ou não quando efetuamos e mostramos o resultado, infelizmente temos poucas pessoas que fazem estes cruzamentos e alguns que fazem omitem o resultado.
Abraços
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por chanes Sáb 17 Jul 2010, 11:10 pm

Peruzzo, você tem razão a respeito disto. Este ano quase que consegui fêmeas filhas de um pintagol de tarin com canária, pena que os filhotes morreram. E quando pensei em pegar o pintagol para mim, o rapaz já o havia vendido.

Se estes R1 caíssem na minha mão...bah...era certeza que criariam, aí é só usar a imaginação e ficar escolhendo com qual pintassilgo vai jogar, com canários o resultado já se sabe, iria para o fator vermelho, agora e se cruzassem estes com baianinhos, com verdilhão, com psaltria, com xanthograsta, com português e assim por diante, o que viria depois é o mais intrigante do hibridismo.

Pode ter certeza que o resultado se ela criar eu colocarei aqui, pois seria um incentivo para se explorar mais este segmento, e até fazermos experiências com canários, pois se o yarrelli é um dos menores pintassilgos e esta híbrida é pequena, cruzada com o tarin daria bihíbridos também pequenos e férteis, daí se poderia jogar com raça espanhola e talvez diminuir ainda mais o tamanho deles por exemplo.


Quando hibridamos temos que procura a características que gostaríamos que prevalecesse, para mais para frente tentar colocar numa espécie ou raça que tenhamos a pretensão de melhorar ou mudar, este para mim é o conceito do hibridismo, hibridar por hibridar não há sentido.

Tem que se procurar o melhoramento genético, isso já largamente feito com suínos, frangos, gado, cavalos, perus, peixes e até mesmo plantas. Por que não na criação de pássaros.

Outro dia o Zé dos Pássaros citou o cruzamento do canário harzer roller com o verdilhão, não sei se os amigos conhecem o canto do verdilhão, é de um timbre grave e de uma melodia maravilhosa, além de ser baixo como o canto do harzer roller. Tem aí uma oportunidade de se avaliar se geneticamente o verdilhão possa influenciar no canto do harzer roller que também é transmitido geneticamente, vejo possibilidades de deixar o canto do harzer muito mais melodioso e compassado se pudesse transmitir esta qualidade por meio do hibridismo.


Já pararam e pensaram, se o Serinus pusillus ajudou a transmitir boas qualidades no lizard, talvez além das marcas de lagarto, acredito que até mesmo na origem da cúpula, pois o mesmo a tem também, vermelha e menor, mas a tem. Por que o Carduelis yarrelli, não poderia também transmitir um tom de amarelo diferenciado e ainda mais uma cúpula preta????? Parece loucura....rsrsrsrsrsrs...eu sei, mas e se.....só saberemos se tentarmos, e para tentar tem que cruzar e depois experimentar os F1 e aí ver o que sai e continuar a misturar, até que numa hora se fixa alguma características nos decedentes, pronto achamos algo diferente.

Se falam em loucuras, mas a Embrapa esta desenvolvendo por meio de hibridagem de raças de gado, um gado de engorda mais rápida(isto não é novidade, já há várias), mas com a digestibillidade diferente, sendo mais rápida e não emitindo tanto gás metano e dióxido de carbono que é liberado na ruminação das gramineas. Parece loucura, mas esta em pesquisa. Como também uma cana de alcóol, sendo esta espécie oriunda de hibridagem de várias espécies de canas de açucar exclusivamente produtora de alcóol, e, sem ter nenhuma chance de produzir açucar, loucura mas esta sendo feito.


A diferença desta formas de hibridagem e a de pássaros, são o foco, o interesse financeiro, o interesse da sociedade e os investimentos pesados para que se possa tranquilamente realizar as experiências. Na questão nossa, de nosso hobby, o foco é a curiosidade de quem cria contra a gozação e dúvidas de milhares de criadores, que gera desinteresse e desánimo em quem se propõem em fazê-lo. Por isso hoje ser criador de hibridos para fins de melhoria é uma tarefa inglória, mas que se os resultados virem, passa a ser o queridinho do momento.

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Criadouro Pena de Prata Qua 21 Jul 2010, 11:05 am

Os meus primeiros híbridos de minha vida!
-------------------------------------------------------------------------
Cruzamentos  e Descêndencia  Meupintassilgo
pai: Pintassilgo pinheirinho (magellanicus)
-------------------------------------------------------------------------
Cruzamentos  e Descêndencia  Canriaacetinadovermelho
Cruzamentos  e Descêndencia  Canriaacetinadovermelho
Cruzamentos  e Descêndencia  Canriaacetinadovermelho
Mãe: Canária acetinado vermelho mosaico (ps: está sem a cantaxantina desde que nasceu)
-------------------------------------------------------------------------
Cruzamentos  e Descêndencia  Pintagol1
Cruzamentos  e Descêndencia  Pintagol12
pintagol 1
-------------------------------------------------------------------------
Cruzamentos  e Descêndencia  Pintagol2
Cruzamentos  e Descêndencia  Pintagol22
pintagol 2
-------------------------------------------------------------------------
Cruzamentos  e Descêndencia  Pintagol3
Cruzamentos  e Descêndencia  Pintagol32
Cruzamentos  e Descêndencia  Pintagol33
pintagol 3
-------------------------------------------------------------------------
Amigo Chanes, aguardo seus comentários ! Demais amigos que quiserem também podem comentar!
avatar
Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 45
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por chanes Qua 21 Jul 2010, 7:22 pm

Adonis os pintagol 1 e 3 ficaram com bons desenhos nas asas, o 1 então ficou uma pintura a asa veja como puxou bem o pintassilgo. O 3 tem grandes chances de logo escurecer bem a cabeça ficando com uma máscara. São muito bonitos, e os 3 foram mais influenciados pelo pintassilgo do que pela canária.

Agora me tire uma dúvida, qual a cor da canária??? Pelas fotos me parece uma acetinada, é isto mesmo??

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Criadouro Pena de Prata Qui 22 Jul 2010, 9:24 am

Sim amigo Chanes, a mãe é uma canária Acetinado vermelho mosaico. Só que ela nunca recebeu cantaxantina.

Agora uma pergunta ao mestre de híbridos. Sabendo que a mãe tem uma descendência do tarin, penso eu que os pintagóis tem o leque mais aberto ao DNA dos pintassilgos, pois trazem o DNA do pai, e um leve traço do Tarin vindo da mãe. Será que isso póderia aumentar a probabilidade de serem férteis com cruzas entre outros pintassilgos ?
avatar
Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 45
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por chanes Qui 22 Jul 2010, 8:06 pm

Bah....Adonis mestre eu???..rsrsrsrsrsrs....aprendo com vocês e muito por aqui!

Bem Adonis falando técnicamente teria está proabilidade sim, mas teríamos que ter uma boa quantidade de filhos destes para que com certeza uma parcela fosse já no primeiro ano fértil. Veja o percentual dos híbridos do tarin são de 50% dos machos e se comenta que as fêmeas seriam estéreis, mas sabemos que muito disto esta fechado por aí (criadores não gostam de comentar, já eu se crio com uma fêmea de pintagol, faço o mundo me ouvir....kkkk). Esta canária já deve estar a quantas gerações do F1?? Este é o problema. Independente disto, sabemos que uma parcela dos F1 do magellanicus é fértil, por isso cabe ter muita paciência e colocá-los com fêmeas (apenas os machos neste primeiro ano) e ver quais seriam estes. Mas ponha uma coisa importante na cabeça, pode ser que no primeiro ano não aconteça, no segundo e de repente no terceiro pronto deu certo!

Adonis, para isto precisa ter espírito de criador que forma seu plantel, aquele criador que vai apurando ano a ano os canários, para que em média 7 anos depois ele tenha um plantel bom, o mesmo acontece com quem quer criar com hibridos, paciência e alguns anos a frente.

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Criadouro Pena de Prata Sex 23 Jul 2010, 9:32 am

Valeu!!! Irei pensar no que irei fazer ainda, pois por enquanto, eu não tenho a intensão de formar um plantel de pintassilgos e pintagóis! ;)
avatar
Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 45
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por GUSTAVO DIAS Sex 23 Jul 2010, 12:57 pm

Gostei da explicação, mas onde conseguir Tarins bons e que canárias começo a cruzar para conseguir excelentes pintagóis.

Qual a intensão de criar hibridos, para serem parecidos com o Tarim um pouco maior. Ou pra ser como um canário, mas com o canto de tarim, vi muitas mestiçagem e acho lindo estes bichos abrindo o canto e cada um de uma cor diferente, pois dificilmente um sairá parecido com outro uma ave será sempre unica??

Abração
GUSTAVO DIAS
GUSTAVO DIAS
Membro

Idade : 42
Localização : ITATIBA
Masculino

http://gustavodias.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Criadouro Pena de Prata Sex 23 Jul 2010, 1:25 pm

Olá Gustavo Dias. Eu fiz a cruza na intensão de tirar os híbridos para passar no CD e pegar o canto metálico dos pintassilgos. Eles já estão separados, na garagem, onde não podem ouvir os canários. Passo o CD para ensinamento de 2 a 3 vezes por dia.

Minha intensão era somente esta, mas se calhar e der sorte de sair algum macho fértil, eu pensaria em colocar com outros pintassilgos, para se ter um pintassilgo diluído!
avatar
Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 45
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por chanes Sex 23 Jul 2010, 6:13 pm

Gustavo, a primeira intenção da hibridagem do tarin com canário é a inclusão do fator vermelho. Mas também há possibilidade de realizar mistura entre os híbridos F1 tarin x canárias com outros pintassilgos. Um destes cruzamentos que dá um resultado muito bom é o F1 x fêmea de pintassilgo baianinho, o resultado dá 25% tarin, 25% canário e 50% baianinho e inclui o fator vermelho no bihíbrido.


Agora por aqui no Brasil sempre se teve a idéia deste cruzamento para ter um pássaro mais cantor, que é uma das características dos pintagol.

Mas a hibridagem lhe dá muito mais que isso, estão aí os lizards, vermelhos, jaspes, e outros.

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzamentos  e Descêndencia  Empty Re: Cruzamentos e Descêndencia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos